Tuesday, September 12, 2006

UM HOTEL DE CHARME NO CENTRO HISTÓRICO?! SIM, MAS...

salvadorpereirasantos@hotmail.com

Tenho absoluta consciência de que, para além de poder constituir uma verdadeira mola impulsionadora de promoção de Santa Marinha (e de Gaia, claro!), tanto a nível nacional como internacional, de contribuir para o fortalecimento da economia da região e de alargar as oportunidades de crescimento do mercado de trabalho no concelho, o desenvolvimento de um Turismo sustentado na riqueza do nosso património histórico e nas indústrias culturais acentua a necessidade da preservação ambiental e garante a melhoria da qualidade de vida da população gaiense/santamarinhense.
Sempre defendi, por isso, e face à falta de uma visão estratégica do executivo liderado pelo Dr. Luís Filipe Meneses nos domínios do Turismo (e das Indústrias Criativas!), que a Junta de Freguesia de Santa Marinha devia assumir, sem pudores nem medos, a ousadia de desafiar e estimular os grandes investidores nacionais e internacionais a apostar seriamente no Centro Histórico de Gaia, transformando o seu potencial cultural e natural em “produtos” de Grande Qualidade.
Ressalvo, porém, que aqueles investimentos têm de ter sempre em conta um conceito de desenvolvimento sustentável assente em três princípios fundamentais: a sustentabilidade ecológica, que releva o valor do que está a ser explorado e a importância do equilíbrio ambiental; a sustentabilidade sócio-cultural, que gera benefícios para a comunidade e mantém a identidade do local; e a sustentabilidade económica, que promove a conservação dos recursos culturais e naturais, valorizando-os económica e financeiramente.
Foi, portanto, com um misto de satisfação e de alguma preocupação que recebi a notícia de que a Câmara Municipal de Gaia se propõe autorizar a construção de um “Hotel de Charme”, projectado pelo grupo The Fladgate Paternership para a parte superior do terreno das Caves Croft, com acesso pela rua do Choupelo, onde hoje existe um jardim… Ao que se consta, o objectivo daquela sociedade – uma holding detentora de várias empresas ligadas à produção e comercialização do Vinho do Porto – é que este seja um dos dez melhores hotéis do mundo!...
Que venham mais empreendimentos de luxo, como este “hotel de charme”! Podem ser “pousadas temáticas”, “hotéis flutuantes”, “aldeamentos de lazer” ou “campos de golfe!!!... Mas, cuidado, muito cuidado! Por mim, estarei atento e não calarei a minha indignação se qualquer projecto desta natureza e envergadura for aprovado sem uma prévia avaliação séria, competente e rigorosa, que tenha sobretudo em atenção a defesa dos interesses da população gaiense e a preservação paisagística, cultural e ambiental do Centro Histórico de Vila Nova de Gaia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home