Thursday, February 08, 2007

CENTRO HISTÓRICO DE GAIA: DE PROJECTO EM PROJECTO... ATÉ À CAMPANHA ELEITORAL!!! (PARTE VIII)

salvadorpereirasantos@hotmail.com


No meu “post” de 9 de Janeiro (PARTE VI desta “saga” sobre o Centro Histórico a que me propus dedicar algum do meu tempo), chamei a atenção para o abandono a que se encontra votada a estação das Devesas, a necessitar urgentemente não só de obras de reabilitação dos seus equipamentos e infra-estruturas mas igualmente carenciada de uma profunda reestruturação dos serviços de atendimento e recepção aos utentes da CP, com valências que tenham em conta a importância estratégica da Gare e Zona Envolvente na divulgação e afirmação das potencialidades turísticas de Vila Nova de Gaia, situação que tanto a Refer como a Câmara Municipal têm descurado ao longo dos tempos.

Vem agora o presidente da Câmara Municipal de Gaia, passados que são mais de nove anos de governação autárquica, afirmar (nos jornais!!!) que «a Estação das Devesas é um pardieiro indigno», insurgindo-se contra o seu estado de degradação e sublinhando a necessidade de «pôr cobro à vergonhosa situação» que ali se vive. E, como se estivesse isento de quaisquer responsabilidades no caso, Luís Filipe Meneses anunciou que os serviços municipais irão fiscalizar a Gare e notificar a Refer para que proceda à demolição de imóveis e equipamentos desactivados, bem como à realização de obras de requalificação do Espaço.
É preciso ter lata!

Por outro lado, tentando alijar as responsabilidades da edilidade no estado lastimável a que chegou a Estação das Devesas, o vice-presidente Marco António Costa revelou que a Câmara Municipal apresentou à Refer, «no ano passado» (sic), um projecto de requalificação da zona envolvente da Gare, que previa «o reperfilamento da Rua de Pinto Valente, a demolição de um armazém e a repavimentação do parque de estacionamento». Apenas isto, senhor vice-presidente? Que falta de imaginação!... E só o ano passado porquê, se aquelas intervenções deveriam ter carácter de urgência e ser conjugadas com a realização de outras obras que são da exclusiva responsabilidade do Município?!
É preciso ter lata!

Bom, mas já agora que o Executivo liderado por Luís Filipe Meneses tem a “bondade” de se preocupar finalmente (no seu terceiro mandato!....) com as Devesas, é legítimo e pertinente que lhe pergunte se também pretende escamotear a verdade sobre o estado calamitoso a que chegou o complexo da antiga Fábrica de Cerâmica, arremessando as culpas para cima de terceiros? Ou será que a autarquia tem a coragem de se assumir, face à sua inépcia (ou inércia?) e incompetência (ou desleixo?), como carrasco de um património raro e de riqueza inestimável, que deveria ser aproveitado como extraordinário meio de atracção e valorização do Centro Histórico de Gaia?
Haja decoro!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home