Sunday, July 27, 2008

AS TRAVESSIAS FERROVIÁRIAS EM COIMBRÕES E… NA ESTAÇÃO DAS DEVESAS

salvadorpereirasantos@hotmail.com

Questionada sobre o facto das travessias ferroviárias em Coimbrões continuarem a proceder-se através de passagens niveladas, situação que tem sido objecto de veementes protestos dos cidadãos ali residentes, que reclamam a construção urgente de passagens superiores à linha férrea, que evitem a perda de mais vidas naquele Lugar, a REFER responde de uma forma absolutamente surpreendente: «Este assunto está a ser tratado em diálogo com os serviços técnicos da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aguardando esta empresa uma resposta à proposta de Protocolo apresentada, a ser celebrado entre as duas partes. De igual forma, já se definiram e apresentaram à edilidade as condições e exigências a que o projecto deverá obedecer para a respectiva aprovação da REFER».

Afinal, o assunto está nas mãos da Câmara e eu não sabia! Mas será que alguém tinha conhecimento disso? A Junta de Santa Marinha, que promete ano após ano a resolução do problema, sabia de alguma coisa? Esta situação não pode arrastar-se por mais tempo! Até porque, de acordo com a lei em vigor, a REFER e a edilidade obrigavam-se a elaborar programas de supressão das passagens de nível no concelho ou a sua substituição por vias desniveladas… até final de Janeiro de 2008 (ver: http://santa-marinha.blogspot.com/2008/01/mais-uma-morte-na-linha-ferroviria-em.html). Importa saber as razões da ignorância da Junta sobre este assunto e exigir-lhe que peça explicações a Luís Filipe Menezes. A questão é demasiado séria e grave para que não seja esclarecida urgentemente.

Entretanto, os senhores autarcas que governam a Câmara Municipal de Gaia e a Junta de Freguesia de Santa Marinha parecem completamente alheios ao que se passa nas obras em curso na Estação das Devesas. Ou, então, acham perfeitamente normal o que eu considero aberrante e inexplicável, a exigir uma rápida e enérgica reacção de reprovação. E o que se passa é que aquela Gare vai renascer muito brevemente totalmente renovada, com um “novo” parque de estacionamento e uma ampla área de espera para passageiros, apoiada por um moderno bar, uma boa livraria, instalações sanitárias dignas, excelentes serviços de bilheteira, tudo em ambiente climatizado, mas… No que respeita ao cais de embarque, as plataformas ficarão ligadas por… passagens de nível!

Que a REFER justifique os absurdos atrasos na supressão das passagens de nível existentes em Coimbrões, e a consequente construção de uma passagem aérea naquele Lugar de Santa Marinha, com a falta de resposta dos autarcas de Gaia, eu percebo, embora não aceite. Agora que proceda a obras de remodelação da Estação das Devesas e não a dote com uma simples passagem desnivelada (subterrânea ou aérea) que poupe os milhares de passageiros que utilizam aquele equipamento de se exporem ao perigo que representa o atravessamento nivelado da principal linha férrea do país, por onde circulam diariamente largas dezenas de composições, isso é que não! Neste caso, a REFER não pode assacar culpas a terceiros. Ao contrário do que sucede com as travessias de Coimbrões…

Nota: tenho absoluta certeza de que se tivéssemos uma Junta verdadeiramente atenta aos problemas mais sérios dos seus fregueses e da freguesia nada disto acontecia!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home