Friday, April 25, 2008

LIBERDADE, PAZ, DEMOCRACIA E PODER LOCAL... DEMOCRÁTICO: EM GAIA, É PRECISO FAZER CUMPRIR ABRIL!

salvadorpereirasantos@hotmail.com

Com as letras com que se escreve 25 DE ABRIL DE 1974 constrói-se a palavra LIBERDADE. Elas estão lá todas. Não falta nem sobra uma só letra que seja. Hoje, basta que ordenemos as letras de forma lógica para que daquela data “nasça” liberdade, ao mesmo tempo que a podemos sentir e viver em toda a plenitude. Nessa longínqua data, há exactamente trinta e quatro anos, antes da madrugada nascer, tudo era diferente. Apenas existia a palavra… e a vontade de a soltar num grito. Mas era impossível. Só depois das portas de Abril se abrirem é que a liberdade ganhou forma e se espalhou livremente por este nosso Portugal, que vivia mirrado pelo obscurantismo, reprimido pelo medo e sufocado pela opressão há quarenta e oito anos.

Pelas portas que Abril abriu entrou também a Paz. Veio em forma de cravo vermelho, das mãos de uma mulher que trazia no rosto enrugado e nas vestes negras a dor e a saudade de todas as mães dos milhares de jovens soldados mortos na guerra. Pelas portas que Abril abriu entrou também a Democracia, fundada na vontade indomável de um povo inteiro que saiu para a rua em festa, cantando em uníssono a música e as palavras de Zeca Afonso. Pelas portas que Abril abriu veio também o Poder Local Democrático, que aos poucos se foi instalando pelo País, vencendo as grilhetas do fascismo que ainda perdurava nalguns lugares do interior, onde velhos caciques resistiam à mudança, incapazes de aceitar o exercício da democracia.

O caminho foi difícil, longo e duro. Muitos homens e mulheres travaram uma luta sem tréguas contra a ditadura. E a lutar muitos tombaram às mãos do regime fascista: pela liberdade, pela paz e pela democracia! Até que finalmente as portas de Abril se abriram. Acabou a polícia política, a censura intelectual e a tortura física. Mas ainda há quem queira amedrontar, amordaçar e castigar os que pensam de forma diferente. Ainda há quem queira calar as vozes incómodas, agora com chantagens, retaliações e discriminações intoleráveis. Vivemos num País Livre e Democrático. Mas aqui, no nosso Concelho, na nossa Freguesia, quem não estiver de acordo com o poder instalado, é penalizado por essa “ousadia”! Aqui, ainda falta cumprir Abril! Até quando?!...

2 Comments:

Blogger Filipe Santos said...

Algumas das afirmações deste Post, correspondem à verdade do que se vive não só neste local, como no nosso Portugal, mas no entanto muita coisa melhorou e aqueles que hoje fazem questão de apontar, de acusar, de oprimir, de afastar, de censurar um dia, talvez mais cedo do que pensam, tomarão o lugar das pessoas que "perseguem"

3:38 PM  
Blogger Filipe Santos said...

aproveito para deixar o endereço do meu Blog que tem um ou dois Post sobre a Liberdade
http://mais-uma-vez.blogspot.com

3:40 PM  

Post a Comment

<< Home