Thursday, May 24, 2007

A TEIMOSIA, A SURDEZ E A CEGUEIRA DE LUÍS FILIPE MENESES NO CONVENTO CORPUS CHRISTI

salvadorpereirasantos@hotmail.com

Teimoso, obstinado, casmurro, surdo perante as vozes que se levantam contra a descaracterização do património edificado e cego face à importância estratégica da riqueza histórica do concelho no seu desenvolvimento social, económico e cultural, Luís Filipe Meneses acabou por levar avante a infeliz ideia de transformar parte do Convento Corpus Christi na sede da empresa municipal de urbanismo. Já se ouve e vê o camartelo a desmantelar o miolo da ala poente do Convento, deitando por terra as esperanças de quem ainda acreditou que o bom senso viesse a imperar.

Com a decisão de transferir a Gaiurb para as instalações do Convento Corpus Christi, o edil impede, por exemplo, que este espaço de excepção se constitua num eixo propulsor do crescimento turístico do concelho. Um espaço que explore, através de meios audiovisuais e interactivos, as relações históricas entre o Douro e Gaia, seus lugares e culturas, numa perspectiva de passado, presente e futuro. Um espaço que seja ponto de visita privilegiado dos turistas e da população residente e que funcione como pólo integrador, pedagógico e informativo de um concelho plural, rico e único na sua enorme diversidade.

Por outro lado, com a sua ideia desastrada de encher aquele monumento de secretárias, computadores e estiradores, o presidente Luís Filipe Meneses impede também que a Câmara Municipal venha a cumprir o que promete no seu site oficial, onde se lê (ainda hoje) que a edilidade «estuda a implantação de um equipamento cultural de grande qualidade e envergadura» no Convento Corpus Christi. Será que alguém acede abusivamente ao site da Câmara, fazendo promessas em nome do presidente a fim de o comprometer aos olhos dos gaienses? Ou será que o edil de Gaia sofre de ataques de amnésia?!...

A verdade é que, com o argumento bacoco de que “animará” o Centro Histórico com os funcionários e utentes da Gaiurb, a Câmara desperdiça levianamente um espaço que tem características para vocações muito mais nobres e importantes para o concelho. Para revitalizar aquele espaço, e indo ao encontro da ideia expressa no site da edilidade, já aqui sugeri a transformação do Convento num Centro de Pedagogia e Animação que propicie uma aproximação de crianças e adolescentes aos mais diferentes saberes, desde a arte, à curiosidade científica e ao raciocínio lógico. Se o senhor presidente quiser mais ideias é só dizer…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home