Friday, July 20, 2007

AFINAL SEMPRE VAMOS TER “FESTIVAL” MARÉS VIVAS… MAIS PEQUENO E COM MENOS BANDAS!!!

salvadorpereirasantos@hotmail.com

Vamos lá ver se nos entendemos. Primeiro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou com grande alarido mediático a “recuperação” do Festival Marés Vivas, cuja última edição remonta a 2001, com um programa ambicioso e agendado para os passados dias 12 e 13 de Julho (dois dias de muita música e animação, com algumas das mais prestigiadas bandas da actualidade). Depois, a menos de dez dias do acontecimento, a Câmara veio a terreiro anunciar o seu cancelamento, alegando falta de patrocínios. Agora, alguns dias depois de ter feito o anúncio do cancelamento, a edilidade convocou a comunicação social para informar que, afinal, o Festival vai acontecer no dia 15 de Agosto próximo.

Para justificar a surpreendente reviravolta na decisão do cancelamento do Festival, o vereador da Juventude Firmino Pereira pretende agora convencer-nos que o executivo camarário conseguiu reunir em pouco mais de dez dias os patrocínios que não teve capacidade de angariar em dois anos de mandato. É óbvio que a história está muito mal contada. A versão que corre por aí é esta, que me parece muito mais credível: o senhor vereador andou “a dormir na forma”, tratou o assunto com muita ligeireza e pouco profissionalismo, não garantiu os apoios financeiros necessários nem a disponibilidade das Bandas que havia anunciado… e decidiu cancelar o Festival. O “general” Menezes não gostou (as eleições não tardam e é preciso cuidar da imagem!...), puxou dos “galões” e exigiu o Marés Vivas. As “tropas” reuniram de emergência e o resultado, como sempre, não foi brilhante.

É grande o desnorte e pequeno o Festival: mas é tudo o que a Câmara tem para nos dar!... Depois de muitas hesitações: cancela (esta do cancela não é qualquer piada de mau gosto ao ódio de estimação de Luís Filipe Menezes, juro…), não cancela, baralha e volta baralhar; dá, não dá, talvez dê – o melhor é dar! E, pronto, lá vai disto: em vez dos anunciados Blasted Mechanism, Blind Zero, Terrakotta, James, Datsuns, Young Gods, Chemichal Brothers e Da Weasel, só teremos estas duas últimas bandas e alguns (ainda desconhecidos) “disc-jockeys” na praia do Areínho, no feriado de Agosto, exactamente no dia em que o Festival de Paredes de Coura encerra as suas portas com um cartaz de luxo (realmente, a Câmara de Gaia não podia ter escolhido pior data para este “arremedo” do Marés Vivas!).

Enfim... para já é o que temos, se não houver outro cancelamento. Com esta gente tudo é possível!...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home