Monday, July 09, 2007

A CÂMARA MUNICIPAL DE GAIA CANCELOU O FESTIVAL MARÉS VIVAS… POR FALTA DE PATROCÍNIOS!!!

salvadorpereirasantos@hotmail.com

Velho “órfão” nostálgico do Hard Club, onde tive oportunidade de ouvir alguma da melhor música que se produziu nos palcos portugueses nos últimos anos, foi com enorme satisfação que recebi a notícia, através da agência Lusa, de que a Câmara Municipal de Gaia ressuscitaria este ano o Festival Marés Vivas. Agendado para os dias 12 e 13 de Julho, o regresso do Marés Vivas prometia reunir aqui ao lado, na Praia do Areinho, os portugueses Da Weasel, Blasted Mechanism, Blind Zero e Terrakotta, entre outros, a par dos britânicos James e Chemichal Brothers, dos neozelandeses Datsuns e dos suiços Young Gods.

Mas se foi com alguma euforia que recebi esta notícia, há meses atrás, imaginem agora o meu desespero quando soube pelos jornais que a Câmara de Gaia decidiu cancelar o Festival… por falta de patrocínios! É certo que estas coisas acontecem em todo o lado, sobretudo em períodos de maiores constrangimentos financeiros. Mas cancelar, assim, desta forma, em cima da data do acontecimento, um evento que criara enormes expectativas junto da população juvenil gaiense e dos indefectíveis seguidores das Bandas anunciadas que residem fora do nosso Concelho, representa uma grande falta de respeito por todos eles.

Por outro lado, esta decisão, comunicada há dias pelo vereador Firmino Pereira, vem desmentir a ideia ilusória, criada por Luís Filipe Menezes, de que neste momento é extremamente fácil captar investimentos financeiros de privados para Gaia. Na verdade, o que o cancelamento do Festival Marés Vivas (cujo orçamento não ascenderia a mais de trezentos mil euros…) parece comprovar é que as milagrosas parcerias até agora anunciadas pelo município são todas obscenamente vantajosas para os privados, com “capital de risco” quase inexistente. Não sou cego: os milhões dos privados só aparecem em negócios de “betão” com grandes lucros garantidos à partida!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home