Friday, August 31, 2007

VILA NOVA DE GAIA É O CONCELHO COM MAIS DESEMPREGO A NÍVEL NACIONAL!!!

salvadorpereirasantos@hotmail.com

Segundo as últimas informações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Vila Nova de Gaia apresenta o índice mais alto de desemprego da região Norte e é o Concelho a nível nacional com maior número de cidadãos inactivos. Para ser mais claro, sublinho que Gaia tem neste momento perto de vinte mil desempregados!!! Acresce ainda que, de acordo com este estudo do IEFP, em conjugação com os mais recentes dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, concluo que o desemprego em Gaia resulta de características estruturais, uma vez que está associado ao encerramento de empresas, é de longa duração e atinge trabalhadores pouco qualificados e de idade relativamente avançada.

Curiosamente, estas estatísticas são conhecidas no momento em que Luís Filipe Menezes se vangloria de ser uma espécie de “campeão nacional” da captação de investimento estrangeiro, afirmando que, só este ano, já assegurou financiamentos na ordem dos mil milhões de euros para Gaia, o que, segundo ele, representa cerca de 25% de todo o investimento estrangeiro em Portugal no ano passado. Torna-se legítimo, então, perguntar para que tem servido tantos milhões. Se não serviu para promover a criação de emprego no Concelho, para que serviu então? Ou será que só agora, ao fim de dez anos de mandado como presidente da autarquia, é que Menezes conseguiu conquistar a confiança dos grandes investidores?!....

Mais importante do que conhecer qual o volume dos milhões angariados, o que importa mesmo saber é como vão ser eles aplicados. Hoje, mais do que nunca, face ao quadro exposto no parágrafo que encima este post, é indispensável que a estratégia dos investimentos seja articulada com uma verdadeira política de emprego para o Concelho. Impõe-se, para isso, que a Câmara dedique uma especial atenção às questões da formação e reconversão profissional, à promoção de incentivos à criação de micro-empresas, à implementação de medidas preventivas de deslocalizações e encerramentos abusivos de empresas e à defesa da qualidade e da estabilidade do emprego, através de medidas protocolorizadas com o IEFP e contratualizadas com os investidores.

A nóvel estrutura municipal AMIGAIA, fundada com a justificação da necessidade de criar empregos através da captação de investimentos, está muito aquém daquelas preocupações. Sabemos que absorverá mais de dois milhões de euros mas ninguém nos diz quantos postos de trabalho se propõe ela criar. O que nos é dito é que se prevê que as suas receitas ultrapassarão a subvenção da Câmara. Sou levado a concluir, portanto, que a prioridade da empresa não passa pela criação de emprego, mas sim pela constituição de uma fonte de financiamento para a edilidade. Não se pense, porém, que desvalorizo alguns dos objectivos da AMIGAIA, como o reforço da inovação tecnológica da economia, o reordenamento industrial e o apoio à internacionalização das empresas.

Mas esses são temas que abordarei em próximas oportunidades. A questão em que me focalizo agora é outra e tem a ver com o bem-estar, a qualidade de vida... a sobrevivência dos gaienses, no plano imediato e a curto prazo. Tem a ver com um flagelo que afecta actualmente no nosso concelho cerca de vinte mil pessoas em idade activa, sendo boa parte delas o único amparo de núcleos familiares numerosos, a viverem situações verdadeiramente dramáticas. É preciso acudir a essa gente. E isso só se consegue com um plano de emergência que conjuge uma política municipal de emprego com uma estratégia de apoio social moderna, proactiva e de proximidade, em cooperação com as vinte e quatro freguesias de Vila Nova de Gaia.

Reconheço que, em Santa Marinha, o executivo da Junta não está à altura de tamanha responsabilidade, mas estou absolutamente seguro de que um grande número das instituições que integram a Comissão Social de Freguesia será bem capaz de prestar um contributo inestimável na execução de um plano com aquelas características, assim como na sua definição. A experiência e o mérito que lhes estão associados na esfera das questões sociais, assim como a massa critica que representam, são garante de um desempenho de excelência. Não percebo, aliás, como aquelas estruturas têm sido completamente desaproveitadas pela autarquia de Santa Marinha nas acções de foro social que tem por missão desenvolver!...

1 Comments:

Blogger teixeira said...

Ao menos existe alguém que se lembra das pessoas carenciadas,quanto mais não seja na altura do Natal.Pouco ou muito vai dando. Agora o sr. e os do seu partido, são tão humanos, preocupam-se tanto com os carenciados e com os idosos,o que têm feito? O que fizeram? Têm fechado hospitais,aumentaram os preços dos medicamentos....,o desemprego aumentou em vez de diminuir,onde estão os 150.000mil postos de trabalho que o seu patrão ficou de arranjar? Mas quando o Dr. Luis Filipe Meneses assumir o cargo de primeiro ministro para resolver todos os problemas deixados pelo seu patrão, Socrates, felizmente Vila Nova de Gaia terá um bom sucessor, Dr.Marco Antonio Costa. O sr. ainda pergunta porque é que só ao fim de dez anos de mandato como presidente da autarquia é que Meneses conseguiu conquistar a confiança dos grandes investigadores?O seu partido,PS,esteve bastantes anos à frente da nossa autarquia como tambem na Junta de Freguesia de Santa Marinha.E o que fizeram? Destruiram a população de V.N.Gaia, para não falar na população nacional.Os poucos recursos basicos que grande parte possuía foram destruidos. A autoconfiança e esperança de uma vida melhor foi retirada principalmente aos mais necessitados.Foram vocês que contribuiram para que principalmente em Sta.Marinha se vivesse no limiar da pobreza absoluta conforme escreve.Não é por isso de admirar que demorasse 10 anos como diz, que o Sr. Presidente da Camara mostrasse a todos que é uma pessoa merecedora,de confiança assim como o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Sta.Marinha.Temos dois grandes HOMENS.Que tudo têm feito para ajudar e desenvolver V.N.Gaia.Tem custado.Mas é de louvar o esforço.Pois é dificil reconstruir tudo aquilo que o PS destruiu.O seu patrão que siga o exemplo destes HOMENS.

2:25 PM  

Post a Comment

<< Home